Amazonino Mendes ganha eleições para o governo do Amazonas, de acordo com pesquisas eleitorais

0
319

Amazonino Mendes ganha eleições para o governo do Amazonas no segundo turno, de acordo com pesquisas eleitorais

 

         Pré-candidato à reeleição, o governador Amazonino Mendes tem liderado as intenções de votos dos amazonenses. De acordo com pesquisas realizadas pelas empresas #Pesquisa365 e Action, divulgadas nesta segunda-feira (16/07), a perspectiva é de que haja um segundo turno na eleição governamental. Na segunda posição estão os candidatos David Almeida (PSB), Omar Aziz (PSD) e Wilson Lima (PSC), que seguem muito próximos, entre si, no quesito intenção de votos.

Apesar da proximidade entre os caminhos percorridos pelas duas pesquisas quanto aos municípios onde coletaram as intenções de votos, o número de entrevistas, o percentual de eleitores entre capital e interior revelam cenários diferenciados.

De acordo com a empresa de Durango Duarte, a #Pesquisa365, Amazonino possui 24,8% das intenções de voto, seguidos por David Almeida com 16,4%, Omar Aziz com 12,9% e Wilson Lima, com 12,6%. Para os que ainda não decidiram seu candidato ou não escolheram nenhum dos nomes supracitados, o quantitativo ficou em 32%.

A Action, de propridade do pesquisador Afrânio Soares, confirma o favoritismo de Amazonino Mendes, que segue com 34,3 % de votos, seguidos por David Almeida com 19,6%, Wilson Lima com 17,9% e Omar Aziz, com 11,6%.

Segundo turno – Em disputa pelo segundo turno das Eleições 2018, conforme a Action, Amazonino Mendes seria o vencedor da disputa contra os pré-candidatos David Almeida, que teria 35,3% das intenções e Amazonino, 42,1%, e Wilson Lima, que alcançaria os 36,6% contra 41,8% do atual governador.

De acordo com a #Pesquisa365, três cenários também foram testados visando o 2º turno eleitoral. Como resultado, Amazonino vence dos pré-candidatos Omar Aziz, que teria 28% contra 36,5% de Amazonino, e Wilson Lima, que acumulou 32,5% contra 38,6% do oponente. David Almeida, segundo a pesquisa, seria o único com chances reais de vitória sobre Amazonino, porém com uma vitória mínima cuja diferença seria 0,1%, sendo 36,7 para Almeida contra 36,6 para o atual governador.

Pesquisa espontânea – Ao ser feito o estudo com eleitores, sem que lhes fossem dadas opções de voto, a liderança permanece com o pré-candidato Amazonino Mendes, que possui 14,7% de intenções de votos, seguido de David Almeida, com 9% e Wilson Lima, com 5,8%. Os indecisos ou que ainda não sabem em quem irão votar representam 57,5% das intenções de voto.

Resultado – Para chegar ao resultado, a Action ouviu 2.184 eleitores, distribuídos entre capital (1.202) e interior (982). A margem de erro amostral para um nível de confiança de 95% é de 2,1% para mais ou menos. O estudo foi realizado no período de 5 a 11 de julho e feito pela própria empresa, fazendo parte de um programa de comunicação social realizado há vários anos, no intuito de informar a população através deste investimento que é a comunicação social.

A pesquisa encontra-se registrada no TRE-AM sob o nº AM-08474/2018 e dentre os municípios que participaram da pesquisa estão Manaus, Tabatinga, Coari, Itacoatiara, Parintins, Manacapuru, Tefé, Eirunepé, Manicoré, Lábrea, Presidente Figueiredo, Maués, Careiro, São Gabriel da Cachoeira, Iranduba, Borba, Carauari, Benjamin Constant, Autazes, Humaitá e Boca do Acre.

A #Pesquisa365 ouviu duas mil pessoas no período de 09 a 14 de julho, na capital e em mais 20 municípios, incluindo colégios eleitorais do Amazonas, o que corresponde a 85% do eleitorado. O registro no TRE-AM foi feito sob o nº 01356/2018, com margem de erro em 2,2%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here